Personalidade e Direitos da Personalidade como Ideal de Aporte à Cidadania e de Acesso ao Judiciário

Palavras-chave: Cidadania, Jurisdição, Personalidade

Resumo

Numa realidade social complexa, circunstâncias particulares e existenciais contingentes confundem questões jurídicas e políticas, de modo que a intervenção judicial pretendida não pode ficar alheia a esse fenômeno, devendo, pois, ser adequada, ao mesmo tempo que dinâmica e elástica, tendo a personalidade como valor. É nesse sentido que o presente artigo tem o intuito de discutir o livre desenvolvimento da personalidade, bem como os direitos que lhe são afetos, como meio de realização e de concretização da cidadania, muitas vezes atravessada pelo fenômeno da exclusão social. Cidadania, neste trabalho, diz respeito à liberdade e à autonomia de reivindicar direitos ou ocupar espaços que outorgam direitos personalíssimos. Para privilegiar essas questões, optou-se pela pesquisa e análise bibliográfica do tema e pela hermenêutica fenomenológica, como método de compreensão das vivências dos cidadãos, sujeitos de direitos personalíssimos, geralmente excluídos, e sua relação com o judiciário. Ao final, considera-se que ondas de renovação de acesso à justiça devem primar por uma compreensão responsável da subjetividade, na medida em que é a pessoa indivisível e, portanto, cerne e centro gravitacional do pensamento jurídico.

Biografia do Autor

Valfredo Mateus Santana, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ/UFPB), João Pessoa (PB), Brasil
Newton de Oliveira Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III, lotado no Departamento de Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, João Pessoa (PB), Brasil.

Referências

ACKERMAN, Bruce. Nós, o povo soberano: fundamentos do direito constitucional. Tradução de Mauro Raposo Melo. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

BITTAR, Carlos A. Os direitos da personalidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008

BITTAR, Eduardo C. B. Ética, educação, cidadania e direitos humanos: estudos filosóficos entre cosmopolitismos e realidade social. Barueri, SP: Manole, 2004.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOMBASSARO, Luiz Carlos; PAVIANI, Jayme; ZUGNO, Paulo Luiz. (org.). As fontes do humanismo latino: da antiguidade à renascença. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. Vol. 1.

CAPELO DE SOUZA, Rabindranath V. A. O direito geral de personalidade. Coimbra: Coimbra, 1995.

DAHL, Robert A. A democracia e seus críticos. Tradução de Patrício de Freitas Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 8 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

DWORKIN, Ronald. A virtude soberana: a teoria e prática das igualdades. 2. ed. Tradução de Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FACHIN, Luíz Edson. Teoria crítica do direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da filosofia do direito. Tradução de Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2010.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução Paulo Quintela. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2007.

KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. São Paulo: Edipro, 2003.

KELSEN, Hans. A democracia. Tradução de Vera Barkow. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LARENZ, Karl. Derecho civil: parte general. Tradução de Miguel Izquierdo y Macías-Picavea. Madri: Revista de Derecho Privado, 1978.

MAGALHÃES, Luiz Ernesto. Sociedade sofre a influência do que chama de ‘esquizofrenia social’. O Globo, 08 de fev. 2014. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/sociedade-sofre-influencia-do-que-chama-de-esquizofrenia-socialdiz-sociologa-11550781. Acesso em: 08 nov. 2018.

MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos).

NEVES, Marcelo. Constituição e direito na modernidade periférica: uma abordagem teórica e uma interpretação do caso brasileiro. Tradução de Antônio Luz Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

SARLET, Ingo W. A eficácia dos direitos fundamentais. 3. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Por uma concepção alargada de acesso à justiça. Revista Jurídica, v. 10, p. 1-14, abr./maio, 2008.

STEIN, Ernildo. A questão do método na filosofia: um estudo do modelo heideggeriano. 3 ed. Porto Alegre: Movimento, 1991.

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil: parte geral. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

VIANNA, Oliveira. Instituições políticas brasileiras. Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1999.

Publicado
2020-10-02
Seção
Doutrinas