A educação em valores como condição essencial para o desenvolvimento da consciência social: jurídica e moral

  • Pablo Jiménez Serrano Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
  • Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
Palavras-chave: Educação moral, Desenvolvimento, Consciência, Convivência social

Resumo

O presente estudo tem por objetivo destacar a correlação necessária entre o direito a uma educação em valores em face da moralidade e a convivência social que se sabe em crise. Com base numa investigação teórico-bibliográfica, jurídica e filosófica discutem-se importantes conceitos próprios da pedagogia e da jusfilosofia modernas, possibilitando, com isso, a construção de uma base teórica que permita a compreensão da necessidade de uma formação crítica e integral do ser humano. Apresenta-se a educação moral e cívica como uma condição necessária ao desenvolvimento da probidade, do respeito e da não violência. Conclui-se que o caminho para o desenvolvimento humano, a paz e o respeito se firmam na educação edificadora que, fundada num marco ético/moral, possibilita a formação da consciência social.

Biografia do Autor

Pablo Jiménez Serrano, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Oriente, Cuba. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL. Docente e pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Brasil.
Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
Doutora de Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Diretora do Centro Universitário Salesiano, UNISAL, Unidade de Lorena. Docente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Brasil.

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Publicado
2020-01-30
Seção
Artigo Original