Fake News e Democracia: uma análise a partir dos julgados do Tribunal Superior Eleitoral em 2018 e da visão de Amartya Sen

  • Neuro José Zambam Faculdade Meridional - IMED Passo Fundo/RS
  • Wellington Antonio Baldissera Faculdade Meridional - IMED Passo Fundo/RS
Palavras-chave: Democracia, Fake News, Amartya Sen, Liberdade de expressão

Resumo

Diversas instâncias da sociedade observaram atentas a atuação do TSE em relação ao fenômeno das fake news nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Surge a seguinte interrogação: Tais posicionamentos são os mais adequados para o fortalecimento da democracia brasileira? Esta investigação é uma análise das resoluções de 2018 amparada na concepção de liberdade em Sen. Afirma-se que posições cautelosas são adequadas e a sociedade precisa buscar o esclarecimento permanente dos fatos. O direito ao exercício da liberdade de expressão é essencial para prevenir e combater as fake news. A intervenção judicial justifica-se quando tal ação abala a credibilidade do processo eleitoral e a população incorre em graves enganos.

Biografia do Autor

Neuro José Zambam, Faculdade Meridional - IMED Passo Fundo/RS
Pós-doutor em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional - IMED – Mestrado. Professor do Curso de Direito (graduação e especialização) da Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional. Líder do Grupo de Estudo, Multiculturalismo e pluralismo jurídico. Coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia. E-mail: neuro.zambam@imed.edu.br; neurojose@hotmail.com.
Wellington Antonio Baldissera, Faculdade Meridional - IMED Passo Fundo/RS
Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim (2018). Mestrando em Direito pela Faculdade Meridional - IMED, na linha de pesquisa Efetividade Do Direito, da Democracia e da Sustentabilidade com bolsa na modalidade taxa CAPES/PROSUP. Pós-Graduando em Direito Administrativo pelo Complexo Educacional Renato Saraiva (CERS). Assessor Jurídico na área de Direito Público. Advogado- OAB/RS 112119.

Referências

COSTA NETO, João. Liberdade de expressão: o conflito entre e o legislador e o juiz constitucional. São Paulo: Saraiva, 2017.

D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de Fake News.Tradução: Varlos Szlak. Barueri: Faro, 2018.

GROSS, Clarissa Piterman. Fake News e democracia: discutindo o status normativo do falso e a liberdade de expressão. In: Rais, Diogo (coord.). Fake News: a conexão entre a desinformação e o direito. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018.

MARANHÃO, Juliano; CAMPOS, Ricardo. Fake News e autorregulação regulada das redes sociais no Brasil: fundamentos constitucionais. In: Abboud, Georges; NERY JR., Nelson; CAMPOS, Ricardo (coord.). Fake news e Regulação. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018.

SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução: Denise Bottman, Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras. 2011.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. Jornalismo na era da Pós-verdade: fact-checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 3, p. 759-782, maio. 2018.

Publicado
2020-01-30
Seção
Artigo Original