Fake News e Democracia: uma análise a partir dos julgados do Tribunal Superior Eleitoral em 2018 e da visão de Amartya Sen
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9184.2019v19n3p853-873Palavras-chave:
Democracia, Fake News, Amartya Sen, Liberdade de expressãoResumo
Diversas instâncias da sociedade observaram atentas a atuação do TSE em relação ao fenômeno das fake news nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Surge a seguinte interrogação: Tais posicionamentos são os mais adequados para o fortalecimento da democracia brasileira? Esta investigação é uma análise das resoluções de 2018 amparada na concepção de liberdade em Sen. Afirma-se que posições cautelosas são adequadas e a sociedade precisa buscar o esclarecimento permanente dos fatos. O direito ao exercício da liberdade de expressão é essencial para prevenir e combater as fake news. A intervenção judicial justifica-se quando tal ação abala a credibilidade do processo eleitoral e a população incorre em graves enganos.Referências
COSTA NETO, João. Liberdade de expressão: o conflito entre e o legislador e o juiz constitucional. São Paulo: Saraiva, 2017.
D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de Fake News.Tradução: Varlos Szlak. Barueri: Faro, 2018.
GROSS, Clarissa Piterman. Fake News e democracia: discutindo o status normativo do falso e a liberdade de expressão. In: Rais, Diogo (coord.). Fake News: a conexão entre a desinformação e o direito. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018.
MARANHÃO, Juliano; CAMPOS, Ricardo. Fake News e autorregulação regulada das redes sociais no Brasil: fundamentos constitucionais. In: Abboud, Georges; NERY JR., Nelson; CAMPOS, Ricardo (coord.). Fake news e Regulação. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução: Denise Bottman, Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras. 2011.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras, 2010.
SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. Jornalismo na era da Pós-verdade: fact-checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 3, p. 759-782, maio. 2018.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.