A qualidade do relacionamento com o treinador é importante para a motivação tanto de meninos quanto de meninas no esporte escolar?
Resumo
Este estudo transversal investigou a associação entre a percepção da qualidade do relacionamento treinador-atleta (RTA) e as regulações comportamentais de estudantes-atletas. Participaram 301 estudantes-atletas, com idade entre 14 e 17 anos, inscritos na fase estadual dos jogos escolares de Pernambuco. Os instrumentos foram o Questionário de Relacionamento Treinador-Atleta (CART-Q) e a Escala de Motivação para o Esporte II (SMS-II). Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov, Correlação de Spearman e a Análise de Equações Estruturais (p<0,05). Evidenciou-se que as dimensões da qualidade do RTA apresentaram associação significativa (p<0,05) e negativa com a desmotivação dos meninos, explicando 16% de sua variância. Já a dimensão de comprometimento apresentou associação significativa e positiva com a regulação integrada (3%), e a complementaridade apresentou associação positiva com a regulação intrínseca (9%). Em relação às meninas, as dimensões do RTA explicaram positivamente 16% da variância da regulação identificada, 10% da regulação integrada e 9% da regulação intrínseca. A qualidade do RTA é um fator protetor contra a desmotivação no sexo masculino e potencializador da motivação autodeterminada principalmente no sexo feminino.Referências
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