Perfil Motor de Escolares com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Do Subtipo Predominantemente Desatento
Palavras-chave:
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Habilidade Motora, PediatriaResumo
O presente estudo teve como objetivos caracterizar o desempenho motor de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade do subtipo predominantemente desatento e traçar o perfil das crianças investigadas, em relação ao sexo, idade, nível socioeconômico e índice de massa corpórea. Foram avaliadas 22 crianças de 7 a 10 anos, do 2º ao 4º ano do ensino fundamental da rede municipal de Maringá, utilizando o Movement Assessment Battery for Children (MABC-2). Os resultados demonstraram que a maioria das crianças era do gênero masculino (68,2%), tinha uma média de idade 8,3±0,9 anos, cursava o 3º ano do ensino fundamental (45,5%) e apresentava índice de massa corporal classificado como adequado (54,6%). Quanto à classificação social, observou-se um predomínio de escolares pertencentes à classe B (45,5%) e, em relação ao nível de escolaridade dos pais, verificou-se que a maioria possuía o 1º e 2º grau (82%). No que diz respeito ao desempenho motor da amostra geral, a maioria apresentou um desempenho dentro dos padrões de normalidade (64%), sendo o equilíbrio a habilidade motora em que se observou o maior déficit (31%). Quanto ao desempenho motor entre os gêneros, os meninos sobressaíram-se na habilidade de destreza manual (37%), enquanto as meninas no equilíbrio (50%), embora sem significância estatística. No entanto, devido à limitação do tamanho da amostra e da desproporção entre meninos e meninas, sugere-se a realização de outras pesquisas para a obtenção de dados mais conclusivos.Downloads
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Publicado
2014-07-15
Como Citar
Palácio, S. G., & Vasconcellos, A. (2014). Perfil Motor de Escolares com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Do Subtipo Predominantemente Desatento. Saúde E Pesquisa, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3432
Edição
Seção
Artigos Originais
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