As politicas públicas e o reforço escolar

Palavras-chave: Direito da Personalidade, Políticas públicas, Reforço Escolar

Resumo

O presente trabalho pretende tratar sobre as políticas públicas e o reforço escolar como uma forma de efetivar o direito à educação. Procurou-se analisar a relação entre as políticas públicas e o direito a personalidade e, como ocorre a efetivação da educação através dessas ações, considerando o reforço escolar como um instrumento importante para a recuperação da aprendizagem e a melhoria da qualidade da educação. Buscou-se ainda, compreender a configuração e a aplicabilidade da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, conhecida como Recupera Mais Brasil, elaborada em dois mil e vinte e dois, para estabelecer ações do poder público para recuperar a educação, destacar as políticas públicas como ferramenta necessária para o desenvolvimento educacional, que, transformadas em ações, se efetivam no apoio aos alunos durante o período escolar e, analisar o reforço escolar como um importante instrumento de apoio dos alunos, através do qual pode se assegurar a proteção dos direitos educacionais, a consolidação do direito da personalidade e o desenvolvimento social, a fim de que todos possam ter as mesmas garantias e acesso a uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Ivan Dias da Motta, Professor permanente do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá – Unicesumar.
Professor permanente do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Possui graduação em Direito, pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Direito das Relações Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), e doutorado em Direito das Relações Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), pós-doutorado em Direito Educacional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Maringá, integrando a linha de pesquisa “Instrumentos para Efetivação dos Direitos da Personalidade”. Atua profissionalmente também na área da advocacia e consultoria em Direito Educacional. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1508111127815799. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7515-6187. E-mail: ivan.motta@unicesumar.edu.br.
Giovanna Christina Moreli Alcantara da Silva, Unicesumar / Discente - Doutorado
Doutoranda do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar – Unicesumar (2023), bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior (PROSUP/CAPES), integrando a linha de pesquisa “Instrumentos para Efetivação dos Direitos da Personalidade”, Mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar – Unicesumar (2023), graduada em Direito, pela Universidade Cesumar – Unicesumar (2020), e em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Maringá (2021); auxiliar de cartório na Vara Cível Fazenda e Competência Delegada em Sarandi/PR. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9447438937375982. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6528-0459. E-mail: giovannachristina1997@gmail.com.

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Publicado
2024-07-03
Seção
Artigo Original