Os Direitos Fundamentais e o Direito Homoafetivo: A Invalidade dos Questionamentos Preconceituosos
Palavras-chave:
Direito Homoafetivo, Dignidade da Pessoa Humana, Direitos Fundamentais, Direitos Humanos
Resumo
O presente artigo trata das relações homoafetivas que, com o passar dos anos, suscitaram diferentes opiniões onde existiram. Infelizmente, hoje se tem enraizado nas sociedades o preconceito, a discriminação, até mesmo a violência e a homofobia, que, não obstante não possuam fundamentos jurídicos que as legitimem, continuam a existir. Objetiva-se demonstrar a importância da conscientização e mobilização quanto aos direitos e às garantias que tutelam a igualdade entre todos, não havendo razão para manter, muito menos fomentar, a violação da dignidade dos homossexuais. Para isso, analisa-se a Constituição Federal brasileira de 1988 e alguns tratados internacionais sobre direitos humanos.
Publicado
2014-02-10
Edição
Seção
Artigo de Opinião
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.