O ESCOPO EDUCATIVO DO PROCESSO E A EDUCAÇÃO DA SOCIEDADE POR MEIO DA TUTELA JURISDICIONAL

  • Celso Hiroshi Iocohama Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Camila Kienen Bruno Tribunal de Justiça do Paraná
  • Joice Duarte Gonçalves Bergamaschi OAB
Palavras-chave: Educação no processo, Jurisdição, Processo e aprendizagem

Resumo

O processo judicial mostra-se apto a realizar ações educativas. Contudo, é importante trazer informações do plano educativo para que se viabilize uma reflexão mais ampla sobre a contribuição que a Educação pode fazer para o funcionamento do processo. Nesse contexto, faz-se um corte para focar a atuação do juiz e suas interações com os sujeitos processuais (e nele participantes). Neste sentido, o estudo procura demonstrar a importância dessa concepção nas ações do juiz, considerando esta responsabilidade como uma ferramenta apta a (re)construir as relações processuais e as ações de cada sujeito em um contexto formativo e de compreensão das responsabilidades (individuais e sociais). Desse modo, colocando-se sob análise a função da tutela jurisdicional e a atuação de um dos principais sujeitos do processo - o juiz -, demonstra-se que a educação é possível no processo judicial e pode ser trabalhada como um instrumento para aprimorar as relações pessoais bem além do conflito individual.

Biografia do Autor

Celso Hiroshi Iocohama, Universidade Paranaense - UNIPAR
Doutor em Direito (PUC-SP), Doutor em Educação (USP), Mestre em Direito (UEL) e Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIPAR). Professor do Curso de Graduação em Direito e do Mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – UNIPAR
Camila Kienen Bruno, Tribunal de Justiça do Paraná
Analista Judiciária do Tribunal de Justiça do Paraná
Joice Duarte Gonçalves Bergamaschi, OAB
Advogada. Especialista em Direito Previdenciário pela UNIPAR

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Publicado
2017-05-05
Seção
Doutrinas