O papel do Ministério Público na busca da efetivação do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente

  • Joelson Junior Bollotti UniCesumar, Programa de Pós-graduação Strico sensu em Ciências Jurídicas (PPGCJ)
  • Mariana Gomes Ribeiro Bollotti Ministério Público do Paraná
  • Rodrigo Valente Giublin Teixeira UniCesumar, Programa de Pós-graduação Strico sensu em Ciências Jurídicas (PPGCJ)
Palavras-chave: Acolhimento institucional, Convivência familiar e comunitária, Ministério Público

Resumo

O presente trabalho aborda questões relacionadas à atuação do Ministério Público na efetivação do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, haja vista ser a instituição incumbida da defesa dos interesses e direitos pertinentes à infância e juventude. Considerando que o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, embora tenha caráter eminentemente protetivo (artigo 101, inciso VII, da Lei nº 8.069/1990), inevitavelmente implica no afastamento do convívio familiar e comunitário, direito fundamental consagrado no artigo 227 da Constituição Federal e no artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente, busca-se, por meio de pesquisa bibliográfica, identificar como o Ministério Público pode contribuir para assegurar a crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente o direito à convivência familiar e comunitária.

Biografia do Autor

Joelson Junior Bollotti, UniCesumar, Programa de Pós-graduação Strico sensu em Ciências Jurídicas (PPGCJ)
Procurador Federal. Mestrando no Programa de Pós-graduação Strico sensu em Ciência Jurídicas pela UniCesumar - Centro Universitário de Maringá, Maringá (PR), Brasil.
Mariana Gomes Ribeiro Bollotti, Ministério Público do Paraná
Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Promotor de Justiça da Comarca de Alto Paraná (PR), Brasil.
Rodrigo Valente Giublin Teixeira, UniCesumar, Programa de Pós-graduação Strico sensu em Ciências Jurídicas (PPGCJ)
Doutor pela PUC/SP. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Docente Titular do Programa de Pós-graduação Strico sensu em Ciências Jurídicas e da Graduação na UniCesumar - Centro Universitário de Maringá, Maringá (PR), Brasil. Advogado.

Referências

ALVES, Leonardo Barreto Moreira; BERCLAZ, Márcio Soares. Ministério Público em Ação: atuação prática jurisdicional e extrajurisdicional. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2012.

AMIM, Andréa Rodrigues. Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 7. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 07 jan. 2017.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm. Acesso em: 26 jan. 2017.

BRASIL. Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/pdf/orientacoes-tecnicas.pdf. Acesso em: 07 jan. 2017.

BRASIL. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/pdf/plano-nacional-de-convivencia-familiar-e.pdf. Acesso em: 07 jan. 2017.

BRASIL. Levantamento Nacional de Abrigos para Crianças e Adolescentes da Rede SAC. Disponível em: http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/politicas_sociais/ENSAIO3_Enid11.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.

BRASIL. Resolução 113, de 19 de abril de 2006, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://dh.sdh.gov.br/download/resolucoes-conanda/res-113.pdf. Acesso em: 05 fev. 2017

BRASIL. Resolução 71, de 15 de junho de 2011, do Conselho Nacional do Ministério Público. Disponível em: http://www.cnmp.mp.br/portal/images/stories/Normas/Resolucoes/2013/Resolu__ao_n___71__alterada_pela_Res_96_2013_.pdf. Acesso em: 10 fev. 2017.

CARDIN, Valéria Silva Galdino; CAMILO, Andryelle Vanessa. Aspectos inovadores da nova lei de adoção sob a perspectiva do planejamento familiar, da paternidade responsável e dos direitos da personalidade. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado, v. 10, n. 2 , p. 537-565, jul./dez. 2010.

COSTA, Leila Machado. Sistema de Garantia de Direitos e o trabalho em rede – entendendo o papel do Ministério Público. In: OLIVEIRA, Antônio Carlos de; FERNANDES, Nair Cristina B. Boudet (org.) Violências contra crianças e adolescentes: redes de proteção e responsabilização. Rio de Janeiro: Nova Pesquisa e Assessoria em Educação. v. 1, 2007, p. 129.

DIGIÁCOMO, Murillo José; DIGIÁCOMO, Ildeara de Amorim. Estatuto da criança e do adolescente anotado e interpretado. 2. ed. São Paulo: FTD, 2011.

DIGIÁCOMO, Murillo José; DIGIÁCOMO, Ildeara de Amorim. Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado e Interpretado. 6. ed. Curitiba: Ministério Público do Estado do Paraná. Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, 2013. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/caopca/eca_anotado_2013_6ed.pdf. Acesso em: 07 jan. 2017.

DIGIÁCOMO, Murillo José. O sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e o desafio do trabalho em “rede”. Ministério Público do Estado do Paraná, CAOPCAE – Área da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=390. Acesso em: 20 jul. 2016.

FARIAS, Cristiano Chaves de Farias; ALVES, Leonardo Barreto Moreira; ROSENVALD, Nelson. Temas Atuais do Ministério Público. 4. ed. rev. ampl. e atualiz. Salvador: Juspodivm, 2013.

GOULART, Marcelo Pedroso. Elementos para uma teoria geral do Ministério Público. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2013.

JATAHY, Carlos Roberto de C. 20 anos de Constituição: o novo ministério público e suas perspectivas no estado democrático de direito. Temas Atuais do Ministério Público. 4. ed. rev. ampl. e atual. Salvador: JusPodivm, 2013.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Malheiros, 2004.

MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade; CARNEIRO, Rosa Maria Xavier Gomes. Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014.

REIS, Clayton; PINTO, Simone Xander. O Abandono afetivo do filho, como violação aos direitos da personalidade. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado, v. 12, n. 2 , p. 503-523, jul./dez. 2012.

Publicado
2020-01-30
Seção
Artigo Original