Mídia social na promoção do aleitamento materno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n3e9442

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Promoção da saúde, Recursos audiovisuais

Resumo

Os conteúdos sobre saúde vêm sendo cada vez mais pesquisados na internet, especialmente por meio das mídias sociais, consideradas teias de relações estabelecidas entre pessoas. O objetivo deste estudo foi caracterizar o conteúdo dos vídeos publicados no YouTube sobre aleitamento materno, verificando a associação entre variáveis comportamentais, qualidade do material e problemas na amamentação. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica, em que se utilizou o teste qui-quadrado para avaliar possíveis associações entre as variáveis (p<0,05). Foram encontrados 62 vídeos, e a maioria (72,6%) não apresentou técnicas de amamentação. Houve associação estatisticamente significativa entre ser profissional da saúde e falar sobre produção de leite (p=0,0105), experiência pessoal (p=0,0001) e problemas na amamentação (p=0,0001). Concluiu-se que os vídeos são uma boa ferramenta promotora de saúde, porém na temática sobre aleitamento materno, aqueles sem profissionais tendem a não tratar sobre produção de leite; normalmente são relatos de experiência pessoal e não trazem informação científica.

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Biografia do Autor

Lucimara Garcia Baena Moura, Secretaria Municipal de Saúde de Balsas

Secretaria Municipal de Saúde de Balsas (MA), Brasil

Alessandra Maria Rocha Rodrigues Maier, Universidade Cesumar - UniCesumar

Departamento de Medicina da Universidade Cesumar – UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.

Mateus Dias Antunes, Universidade de São Paulo - USP

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil.

Fernanda Shizue Nishida, Universidade Cesumar - UniCesumar

Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPPGS) da Universidade Cesumar; Pesquisadora ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maringá (PR), Brasil.

Lucas França Garcia, Universidade Cesumar - UniCesumar

Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade Cesumar (UniCesumar) e Pesquisador do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maringá (PR), Brasil.

Ely Mitie Massuda, Universidade Cesumar - UniCesumar

Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) da Universidade Cesumar (UniCesumar) e Pesquisador do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maringá (PR), Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Moura, L. G. B. ., Maier, A. M. R. R. ., Antunes, M. D. ., Nishida, F. S., Garcia, L. F. ., & Massuda, E. M. (2021). Mídia social na promoção do aleitamento materno. Saúde E Pesquisa, 14(3), 601–608. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n3e9442

Edição

Seção

4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS)