Mídia social na promoção do aleitamento materno
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n3e9442Palavras-chave:
Aleitamento materno, Promoção da saúde, Recursos audiovisuaisResumo
Os conteúdos sobre saúde vêm sendo cada vez mais pesquisados na internet, especialmente por meio das mídias sociais, consideradas teias de relações estabelecidas entre pessoas. O objetivo deste estudo foi caracterizar o conteúdo dos vídeos publicados no YouTube sobre aleitamento materno, verificando a associação entre variáveis comportamentais, qualidade do material e problemas na amamentação. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica, em que se utilizou o teste qui-quadrado para avaliar possíveis associações entre as variáveis (p<0,05). Foram encontrados 62 vídeos, e a maioria (72,6%) não apresentou técnicas de amamentação. Houve associação estatisticamente significativa entre ser profissional da saúde e falar sobre produção de leite (p=0,0105), experiência pessoal (p=0,0001) e problemas na amamentação (p=0,0001). Concluiu-se que os vídeos são uma boa ferramenta promotora de saúde, porém na temática sobre aleitamento materno, aqueles sem profissionais tendem a não tratar sobre produção de leite; normalmente são relatos de experiência pessoal e não trazem informação científica.Downloads
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