Contribuições da Filosofia do Direito para a Aceitação de Marcas Sonoras no Direito Brasileiro
Palavras-chave:
Propriedade industrial, Marcas, Sons, Registro, Industrial Property, Trademarks, Sounds, Record, Propiedad industrial, marcas, sonidos, registro.
Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar a questão do registro de sons como marcas no Brasil, negado pelo governo brasileiro com base em entendimento de que a Lei nº 9.279/96, por meio do conceito de sinais registráveis que traz, assim determinaria. Para cumprir seu objetivo, trata da evolução, analisa a regulamentação jurídica do tema e demonstra a insuficiência da exclusiva interpretação literal para obtenção do sentido e alcance das normas jurídicas, submetendo a indagação acerca da possibilidade de registro de sons como marcas no Brasil às prioridades de outros relevantes processos interpretativos e concluindo que a interpretação adequada da legislação brasileira sobre o assunto é aquela que admite como registráveis no Brasil qualquer sinal passível de publicação, dentre os quais se incluem os sons.
Publicado
2009-06-23
Edição
Seção
Doutrinas
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