O desenvolvimento do sistema de solução de controvérsias do MERCOSUL

  • Débora Cristina Gomes Chaim Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Danilo Garnica Simini Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
Palavras-chave: Integração regional, MERCOSUL, solução de controvérsias, Direito da Integração

Resumo

O processo de integração regional está relacionado com o surgimento dos blocos econômicos, tais como o MERCOSUL. A relação entre os países integrantes poderá gerar conflitos que devem ser resolvidos de forma amistosa. Nos blocos regionais são desenvolvidos sistemas de solução de controvérsias com a previsão de mecanismos apropriados. O MERCOSUL desde a sua criação vem desenvolvendo a sua sistemática de solução de controvérsias, tendo abordado a temática em mais de um tratado internacional firmado no âmbito do bloco. O presente artigo buscou analisar o desenvolvimento do sistema de solução de controvérsias do MERCOSUL a fim de apontar pontos positivos e negativos. A análise foi feita a partir de conceitos e debates oriundos do Direito da Integração e Direito Internacional, bem como através do levantamento dos tratados do MERCOSUL referentes à temática. Concluiu-se que apesar de avanços o sistema apresenta, além de pontos positivos, pontos negativos como o pouco acesso dos particulares e o fato de não regulamentar outros conflitos a não ser aqueles envolvendo Estados.

Biografia do Autor

Débora Cristina Gomes Chaim , Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
Graduada em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Ribeirão Preto (SP), Brasil
Danilo Garnica Simini, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
Docente na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e na Escola Brasileira de Estudos Jurídicos. Doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), Mestre em Direito (UNESP) e Advogado. Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Referências

ACCIOLY, Hildebrando; CASELLA, Paulo Borba; SILVA, G. E. do Nascimento. Manual de direito internacional público. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

AMARAL JÚNIOR, Alberto de. Reflexões sobre a Solução de Controvérsias do Mercosul. Revista de la Secretaría del Tribunal Permanente de Revisión. Año 1, Nº 1, p. 11-26, 2013.

BARRAL, W. As inovações processuais do Protocolo de Olivos. In: SOLUÇÃO de Controvérsias do Mercosul. Brasília: Câmara dos Deputados, Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, Ministério das Relações Exteriores, Divisão do Mercosul, 2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/publicacoeseeventos/livros.html/solucao.html/welber.html. Acesso em: 10 de julho de 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Emenda Regimental nº 48. Acrescenta o inciso VIII ao art. 7º e os artigos 354-H a 354-M ao Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal e acrescenta outros dispositivos. Disponível em: http://www.stf.jus.br/ARQUIVO/NORMA/EMENDAREGIMENTAL048-2012.PDF. Acesso em: 04 de julho de 2020.

BRESSAN, Regiane Nitsch. A institucionalização do Mercosul e o Sistema de Solução de Controvérsias. Perspectivas, São Paulo, v. 42, p. 17-39, jul./dez. 2012.

DEL'OLMO, Florisbal de Souza. A aproximação das Legislações: o cantinho do Mercosul. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, v. 20, out/2001.

DIZ, Jamile Bergamaschine Mata. MERCOSUR: orígen, fundamentos, normas y perspectivas. Curitiba: Juruá, 2007.

FLORES, Cristiano Vilhalba. Controle de convencionalidade – integração jurídica e legitimidade do particular. Curitiba: Juruá, 2018.

GOMES, Eduardo Biacchi, Supranacionalidade e os blocos econômicos. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, vol. 38, pp. 159-183, 2003.

HERZ, Monica; SIMAN, Maíra; DRUMOND, Paula (orgs.). Mediação internacional. Rio de Janeiro: Vozes/Editora PUC-Rio, 2016.

JESUS, Avelino de. Mercosul: estrutura e funcionamento. São Paulo: Aduaneiras, 1993.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. 5ª edição, São Paulo: RT, 2011.

MAFFEI, Brenda Luciana. O Mercosul e a complexidade: Um estudo do caso dos pneus remoldados a partir do paradigma sistêmico-holístico. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2017.

MENEZES, Wagner. Tribunais internacionais: jurisdição e competência. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

MOURA, Aline Beltrame de. Os desafios da opinião consultiva enquanto mecanismo de cooperação jurisdicional no Mercosul. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, PR, Brasil, v. 63, nº1, p.141-159, abr, 2018.

OCAMPO, Raúl Granillo. Direito Internacional Público da Integração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

PORTELA, Paulo Henrique Gonçalves. Direito Internacional Público e Privado. 3ª Ed. Salvador: Jus Podivm, 2011.

REZEK, José Francisco. Direito Internacional Público: curso elementar. 15ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SANTOS, Julio César Borges dos. Curso de Direito Internacional Público. São Paulo: Leud, 2009.

SEITENFUS, Ricardo Antônio; VENTURA, Deisy. Introdução do Direito Internacional Público. 2ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

Publicado
2023-11-27
Seção
Doutrinas