A Valoração Jurídica e a Compreensão das Normas Pelo Indivíduo

  • Carlos Renato Oliveira Mendes Unversidade Federal da Bahia
  • Mônica Neves Aguiar da Silva Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Avanços Tecnológicos, Compreensão do Direito, Justiça, Relações Individuais, Valores Sociais.

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma proposta desafiadora de solução dos conflitos que envolvem os valores diversos pelos membros inseridos na sociedade. A escolha teve a influência dos estudos de textos relacionados à Teoria Geral do Direito, bem como de temáticas que tratam da evolução tecnológica e do cotidiano dos indivíduos. Faz ainda uma leitura dos valores jurídicos pautada no livro de Cárcova, posto que o pluralismo das relações sociais seja de quantidade infinita e merecem atenção diferenciada. Considera ainda os choques culturais dentro de uma mesma coletividade. Assim sendo, o reconhecimento da importância das relações sociais entre os indivíduos é fundamental para criação de uma dosimetria de regulação dos embates de cunho valorativo no seio da sociedade.

Biografia do Autor

Carlos Renato Oliveira Mendes, Unversidade Federal da Bahia
Mestrando em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Especialista em Administração Universidade Federal da Bahia – UFBA; Administrador de Empresas; Advogado. Email: crenatomendes@hotmail.com
Mônica Neves Aguiar da Silva, Universidade Federal da Bahia
Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP; Docente adjunto IV da Universidade Federal da Bahia – UFBA; Docente do Programa de Pós Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Publicado
2013-04-03
Seção
Artigo de Opinião