A violação dos direitos da personalidade no âmbito das relações matrimoniais
Palavras-chave:
direitos da personalidade, família, relações matrimoniais, violação
Resumo
O objetivo do trabalho desenvolvido é abordar a violação dos direitos da personalidade, principalmente nas relações matrimoniais, a partir da idéia de que a personalidade está intimamente ligada à pessoa, pois exprime a aptidão genérica para adquirir direitos e contrair obrigações. Na seqüência, passa-se à discussão acerca da entidade familiar no Brasil e qual o tratamento dispensado pela Constituição Federal e o novo Código Civil. Por fim, com vistas à aplicação dos direitos da personalidade nas relações matrimoniais, faz-se uma análise das possibilidades de violações a esses direitos capazes de comprometer os direitos da personalidade de cada componente da família, tendo-se sempre em mente a dignidade da pessoa humana.
Publicado
2007-08-02
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.