Direitos da personalidade inerentes ao casamento e à união homoafetiva
Palavras-chave:
família, igualdade, personalidade, respeito
Resumo
Estamos envoltos no torvelinho dos movimentos sociais, políticos e culturais, haja vista as inúmeras mudanças ocorridas, com grande relevo a partir da segunda metade do século passado, que, de forma indelével, têm reflexos diretos e imediatos no mundo jurídico. O quadro das intensas modificações ocorridas nas últimas décadas revela, do ponto de vista fenomenológico, inegável transformação na estrutura familiar. Os direitos de personalidade ganham destaque na concepção moderna de família, bem como no reconhecimento da união dos iguais como espécie do gênero entidade familiar.
Publicado
2007-08-02
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.