Educação como Caminho e Condição para a Ampliação do Conceito de Cidadania e Desenvolvimento da Democracia Ambiental

Palavras-chave: Educação, Cidadania ambiental, Democracia ambiental, Sustentabilidade, Direito fundamental

Resumo

O presente artigo, com metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, tem por objetivo contribuir com a compreensão do papel fundamental da educação para o desenvolvimento da cidadania e democracia ambientais, com vistas à sustentabilidade. Pergunta: como a educação é um caminho e condição para ampliação do conceito de cidadania e o desenvolvimento da Democracia ambiental? O conceito de democracia ambiental amplia o conceito de cidadania no sentido da distinção e organização da sociedade civil, frente aos interesses econômicos. Supõe a educação ambiental que muda a cultura da sociedade civil e favorece sua auto-organização. As conferências ambientais são percussoras e irradiadoras em matéria de Democracia ambiental, cidadania e sustentabilidade. Apresenta a educação fundamental para formação de cidadãos comprometidos com a ética, a justiça que atua em prol dos vulneráveis, os riscos ambientais compartilhados, a subsistência das gerações futuras e a proposição de um modelo econômico diferenciado.

Biografia do Autor

José Marcos Vanzella, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL
Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro, RJ. Professor do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de Paulo (UNISAL), Lorena (SP), Brasil
Maria Cristina Vitoriano Martines Penna , Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL
Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Braz Cubas (UBC/SP), Mestranda em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de Paulo (UNISAL), Lorena (SP. Procuradora Chefe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Jacareí (SP), Brasil.

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Publicado
2021-06-17
Seção
Doutrinas