A INDÚSTRIA CULTURAL E O CARÁTER FICTÍCIO DA INDIVIDUALIDADE NA DEFINIÇÃO DE CONSUMIDOR-COMUNIDADE GLOBAL

Autores

  • Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro Centro Universitário do Pará
  • Dennis Verbicaro Soares Universidade Federal do Pará e Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9184.2017v17n1p107-131

Palavras-chave:

Consumidor-Comunidade Global, Individualidade Fictícia, Indústria Cultural, Vulnerabilidade Transnacional

Resumo

O presente artigo tem por escopo realizar, por meio de pesquisa teórica, uma análise da conversão da indústria cultural em técnica de manipulação das massas com a consequente formatação do indivíduo e negação da sua individualidade e, nesse cenário, propõe-se a refletir sobre o conceito global de consumidor, diretamente afetado por esses influxos. Em linhas conclusivas, a pesquisa convalida a tese de que o conceito de consumidor ultrapassa fronteiras nacionais e assume uma dimensão internacional, tomando como fator legítimo de discriminação sua vulnerabilidade econômica transnacional diante de necessidades de consumo globais, estimuladas por uma indústria cultural a serviço do consumismo, a pretexto de anunciar uma maior emancipação e liberdade econômica do indivíduo.

Biografia do Autor

Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro, Centro Universitário do Pará

Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca, Mestre em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará, Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - suma cum laude, Coordenadora Adjunta e Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário do Pará. Graduanda em Filosofia na Universidade Federal do Pará.

Dennis Verbicaro Soares, Universidade Federal do Pará e Centro Universitário do Pará

Doutor em Direito do Consumidor pela Universidade de Salamanca (Espanha), Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Pará. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Pará, Professor da Graduação e Especialização do Centro Universitário do Pará.

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Publicado

2017-05-05

Como Citar

Verbicaro, L. da P. S. P., & Soares, D. V. (2017). A INDÚSTRIA CULTURAL E O CARÁTER FICTÍCIO DA INDIVIDUALIDADE NA DEFINIÇÃO DE CONSUMIDOR-COMUNIDADE GLOBAL. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, 17(1), 107–131. https://doi.org/10.17765/2176-9184.2017v17n1p107-131

Edição

Seção

Doutrinas