BENEFÍCIOS FISCAIS DECLARADOS INCONSTITUCIONAIS E OS REFLEXOS ECONÔMICOS E JURÍDICOS

  • Lucas Pires Maciel
  • Marisa Rossignoli Programa de Mestrado em Direito- Universidade de Marília
Palavras-chave: Benefício Fiscal, Direito, Economia, Extrafiscalidade, Inconstitucionalidade.

Resumo

O artigo tem como escopo estudar os efeitos jurídicos e econômicos na ocasião em que o Supremo Tribunal Federal declara um benefício fiscal inconstitucional. Para a realização do estudo iniciou-se enunciando as ciências que interferem no presente caso, o Direito e a Economia. Viu-se que são ciências independentes nos seus méritos, porém com íntima relação, haja vista a sua interdisciplinaridade. Tratou sobre a extrafiscalidade dos tributos e a sua importância na economia. Abordou o Direito ao Desenvolvimento e as características que devem nortear essa extrafiscalidade. Ademais, tratou dos benefícios fiscais, como forma de incentivar a economia e os meios utilizados pelos entes tributantes para desoneração tributária. Apresentou os efeitos jurídicos e econômicos de benefícios declarados inconstitucionais e enfatizando a possibilidade ou não de o fisco exigir o principal e multa dos contribuintes que gozaram desses benefícios considerados inconstitucionais. Para elaboração do artigo utilizou-se o método dedutivo com pesquisas bibliográficas.

Biografia do Autor

Lucas Pires Maciel
Advogado. Doutorando em Direito da Universidade de Marília (UNIMAR), São Paulo, Brasil. Docente do Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil
Marisa Rossignoli, Programa de Mestrado em Direito- Universidade de Marília
Docente Dra. no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Universidade de Marília (UNIMAR), São Paulo, Brasil.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e Aplicação da Constituição. São Paulo: Saraiva, 1996.

CALIENDO, Paulo. Tributação e ordem econômica: os tributos podem ser utilizados como instrumentos de indução econômica? Disponível em: <http://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/685/471>. Acesso em: 10 maio 2018.

CARRAZZA, Roque Antonio. ICMS. São Paulo: Malheiros, 2000.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CARVALHOSA, Modesto. Comentários à Lei de Sociedades Anônimas. São Paulo: Saraiva, 1997. v. 3.

CATÃO, Marcos André Vinhas. Regime Jurídico dos Incentivos Fiscais. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Teoria Geral do Tributo, da Interpretação e da Exoneração Tributária (O significado do art. 116, parágrafo único, do CTN). São Paulo: Dialética, 2003.

ELALI, André. Incentivos fiscais, neutralidade da tributação e desenvolvimento econômico: a questão da redução das desigualdades regionais e sociais. Disponível em: <http://sisnet.aduaneiras.com.br/lex/doutrinas/arquivos/070807.pdf>. Acesso em: 10 maio 2018.

ESTEVES, Heloísa Borges. Economia e Direito são disciplinas que lidam com problemas de coordenação, estabilidade e eficiência na sociedade. Disponível em: <http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/ppge/Heloisa_Borges_Esteves.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2018.

LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. Teoria Geral. Comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil. Doutrina e Jurisprudência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

NASPOLINI, Samyra H. Dal Farra; SILVEIRA, Vladmir Oliveira da. O Direito ao Desenvolvimento como Direito Humano Fundamental de Terceira Dimensão. Disponível em: <https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/viewFile/608/346>. Acesso em: 02 nov. 2017.

PIRES, Adilson Rodrigues Pires. Práticas Abusivas no Comércio Internacional. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

RIBEIRO, Maria de Fátima; FERRER, Wakiria Martinez Heinrich. Os incentivos fiscais e os impactos da função socioeconômica dos tributos para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0ahUKEwi4xuPB9LfQAhWMhpAKHeJmCfoQFggkMAE&url=http%3A%2F%2Ffacnopar.com.br%2Frevista%2Farquivos%2F13%2F10_ribeiro_e_gesteiro_a_busca_da_cidadania_fical%5B1%5D.pdf&usg=AFQjCNFVKfjMjEVTlp3ooSDC6RiL9FuqeQ>. Acesso em: 20 nov. 2017.

ROCHA, Ludiana Carla Braga Façanha; DINIZ, Márcio Augusto de Vasconcelos. A administração púbica e o princípio da confiança legítima. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32601-39843-1-PB.pdf>. Acesso em: 09 maio 2018.

SALAMA, Bruno Meyerhof. O que é “Direito e Economia”?: Uma introdução à epistemologia da disciplina para o Estudante, o Profissional e o Pesquisador em Direito. Disponível em: <http://direitosp.fgv.br/publicacoes/direito-economia-introducao-epistemologia-disciplina-para-estudante-profissional-pesquis>. Acesso em: 20 abr. 2018.

STIGLER, George. Law or Economics? The Journal of Law and Economics, v. 35, n. 2, Oct. 1992.

TÔRRES, Heleno Taveira. Incentivos Fiscais na Constituição e o “Crédito-prêmio de IPI”. In: DIREITO Tributário Atual - 18. São Paulo: Dialética & Instituto Brasileiro de Direito Tributário, 2005.

TÔRRES, Heleno Taveira. Desenvolvimento, meio ambiente e extrafiscalidade no Brasil. In: Pires, Manuel. Extrafiscalidade. Lisboa: Universidade Lusíada, 2011.

TORRES, Ricardo Lobo. Os Direitos Humanos e a Tributação. Rio de Janeiro: Renovar, 1995.

Publicado
2018-12-05
Seção
Doutrinas