BENEFÍCIOS FISCAIS DECLARADOS INCONSTITUCIONAIS E OS REFLEXOS ECONÔMICOS E JURÍDICOS
Resumo
O artigo tem como escopo estudar os efeitos jurídicos e econômicos na ocasião em que o Supremo Tribunal Federal declara um benefício fiscal inconstitucional. Para a realização do estudo iniciou-se enunciando as ciências que interferem no presente caso, o Direito e a Economia. Viu-se que são ciências independentes nos seus méritos, porém com íntima relação, haja vista a sua interdisciplinaridade. Tratou sobre a extrafiscalidade dos tributos e a sua importância na economia. Abordou o Direito ao Desenvolvimento e as características que devem nortear essa extrafiscalidade. Ademais, tratou dos benefícios fiscais, como forma de incentivar a economia e os meios utilizados pelos entes tributantes para desoneração tributária. Apresentou os efeitos jurídicos e econômicos de benefícios declarados inconstitucionais e enfatizando a possibilidade ou não de o fisco exigir o principal e multa dos contribuintes que gozaram desses benefícios considerados inconstitucionais. Para elaboração do artigo utilizou-se o método dedutivo com pesquisas bibliográficas.Referências
BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e Aplicação da Constituição. São Paulo: Saraiva, 1996.
CALIENDO, Paulo. Tributação e ordem econômica: os tributos podem ser utilizados como instrumentos de indução econômica? Disponível em: <http://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/685/471>. Acesso em: 10 maio 2018.
CARRAZZA, Roque Antonio. ICMS. São Paulo: Malheiros, 2000.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
CARVALHOSA, Modesto. Comentários à Lei de Sociedades Anônimas. São Paulo: Saraiva, 1997. v. 3.
CATÃO, Marcos André Vinhas. Regime Jurídico dos Incentivos Fiscais. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.
COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Teoria Geral do Tributo, da Interpretação e da Exoneração Tributária (O significado do art. 116, parágrafo único, do CTN). São Paulo: Dialética, 2003.
ELALI, André. Incentivos fiscais, neutralidade da tributação e desenvolvimento econômico: a questão da redução das desigualdades regionais e sociais. Disponível em: <http://sisnet.aduaneiras.com.br/lex/doutrinas/arquivos/070807.pdf>. Acesso em: 10 maio 2018.
ESTEVES, Heloísa Borges. Economia e Direito são disciplinas que lidam com problemas de coordenação, estabilidade e eficiência na sociedade. Disponível em: <http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/ppge/Heloisa_Borges_Esteves.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2018.
LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. Teoria Geral. Comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil. Doutrina e Jurisprudência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
NASPOLINI, Samyra H. Dal Farra; SILVEIRA, Vladmir Oliveira da. O Direito ao Desenvolvimento como Direito Humano Fundamental de Terceira Dimensão. Disponível em: <https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/viewFile/608/346>. Acesso em: 02 nov. 2017.
PIRES, Adilson Rodrigues Pires. Práticas Abusivas no Comércio Internacional. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
RIBEIRO, Maria de Fátima; FERRER, Wakiria Martinez Heinrich. Os incentivos fiscais e os impactos da função socioeconômica dos tributos para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0ahUKEwi4xuPB9LfQAhWMhpAKHeJmCfoQFggkMAE&url=http%3A%2F%2Ffacnopar.com.br%2Frevista%2Farquivos%2F13%2F10_ribeiro_e_gesteiro_a_busca_da_cidadania_fical%5B1%5D.pdf&usg=AFQjCNFVKfjMjEVTlp3ooSDC6RiL9FuqeQ>. Acesso em: 20 nov. 2017.
ROCHA, Ludiana Carla Braga Façanha; DINIZ, Márcio Augusto de Vasconcelos. A administração púbica e o princípio da confiança legítima. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32601-39843-1-PB.pdf>. Acesso em: 09 maio 2018.
SALAMA, Bruno Meyerhof. O que é “Direito e Economia”?: Uma introdução à epistemologia da disciplina para o Estudante, o Profissional e o Pesquisador em Direito. Disponível em: <http://direitosp.fgv.br/publicacoes/direito-economia-introducao-epistemologia-disciplina-para-estudante-profissional-pesquis>. Acesso em: 20 abr. 2018.
STIGLER, George. Law or Economics? The Journal of Law and Economics, v. 35, n. 2, Oct. 1992.
TÔRRES, Heleno Taveira. Incentivos Fiscais na Constituição e o “Crédito-prêmio de IPI”. In: DIREITO Tributário Atual - 18. São Paulo: Dialética & Instituto Brasileiro de Direito Tributário, 2005.
TÔRRES, Heleno Taveira. Desenvolvimento, meio ambiente e extrafiscalidade no Brasil. In: Pires, Manuel. Extrafiscalidade. Lisboa: Universidade Lusíada, 2011.
TORRES, Ricardo Lobo. Os Direitos Humanos e a Tributação. Rio de Janeiro: Renovar, 1995.
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.