Produção Científica do Direito: Mestrados e Doutorados em Direito no Brasil
Palavras-chave:
Direito, Conhecimento científico, Pesquisa, Produção acadêmica, Right, Scientific Knowledge, Research, Academic Production, Derecho, Conocimiento científico, Investigación, Producción científica.
Resumo
O presente artigo procura analisar a evolução da produção científica nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito na última década, bem como sua relação com as alterações legislativas implementadas, analisando algumas das principais barreiras para o desenvolvimento da pesquisa em direito, no que tange ao seu aspecto qualitativo. Busca analisar a forma como se dá o processo de apropriação do conhecimento científico, bem como as barreiras a serem ultrapassadas para se atingir, de fato, o desenvolvimento da pesquisa em Direito. Questões como a cientificidade do Direito, a impureza metodológica e o isolamento da ciência jurídica são alguns dos temas abordados neste artigo, o qual tem como objetivo contribuir para que haja um aumento qualitativo na produção científica na área jurídica.
Publicado
2008-12-30
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.