Da Conciliação: Uma Forma de Efetivar a Jurisdição, pela Via Consensual, Por Meio de um Processo Mais Justo
Palavras-chave:
Jurisdição, Processo, Conciliação, Resolução de conflitos, Celeridade.
Resumo
Este artigo se propõe a analisar a conciliação como uma forma de efetivar a jurisdição, por intermédio da via consensual, buscando uma solução pacífica, própria dos meios alternativos de resolução de conflitos de interesses. O objetivo centra-se em apresentar os aspectos relevantes para a discussão das garantias a um processo célere e eficaz por parte da justiça em todos os seus âmbitos, tão reclamado pela sociedade administrada. Apoiados em estudiosos, descreve-se a conciliação em dois ramos do Direito (Direito do Trabalho e Direito de Família), assim como sua fundamental problematização.
Publicado
2011-06-09
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.