Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso à Justiça
Palavras-chave:
Arbitragem, Acesso à Justiça, Solução de conflitos.
Resumo
No contexto da realidade judiciária brasileira torna-se imperativo e urgente alavancar e reviver novas formas de solução de conflitos de interesses. Destaca-se, neste trabalho, o mecanismo da arbitragem, que desde 23 de setembro de 1996, ganhou novos contornos com a edição da Lei n. 9.307. Diploma legal moderno, o seu texto trouxe grandes avanços para o instituto; todavia, mesmo após treze anos após sua edição, a expansão da arbitragem, no que se refere a sua utilização, ainda patina no meio jurídico brasileiro. Tem o presente, diante desse quadro, o intuito didático de estudar alguns aspectos essenciais do instituto, bem como verificar como a arbitragem pode ser, além de um meio eficaz de solução de conflitos de interesses, também cumprir seu papel como instrumento de realização do acesso à justiça, direito e garantia fundamental de toda e qualquer pessoa.
Publicado
2010-05-07
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.