Direito da personalidade e dano moral nas relações familiares

Autores

  • Luizane Aparecida Motta
  • José Sebastião de Oliveira Cesumar

Palavras-chave:

Direitos da personalidade, dano moral, relações familiares, reparação. Personality Rights, Moral Damage, Family Relationships, Compensation. Derechos de la personalidad, daño moral, relaciones familiares, reparación.

Resumo

O objetivo do trabalho desenvolvido é abordar os direitos da personalidade e o dano moral nas relações familiares, partindo da idéia de que a personalidade está inti-mamente ligada à pessoa, pois exprime a aptidão genérica para adquirir direitos e contrair obrigações. Na seqüência, passa-se à discussão acerca dos direitos da personalidade e o tratamento dispensado pelo novo Código Civil. Por fim, com vistas à aplicação dos direitos da personalidade nas relações familiares, faz-se uma análise a respeito da reparação dos danos morais, afinal o direito de família é recheado de conceitos e preconceitos firmados nos laços de afeto, difíceis de serem trabalhados sob um enfoque econômico.

Biografia do Autor

Luizane Aparecida Motta

Mestranda em Ciências Jurídicas pelo CESUMAR - Centro Universitário de Maringá.

José Sebastião de Oliveira, Cesumar

Docente aposentado de Direito Civil da UEM - Universidade Estadual de Maringá; Docente de Direito Civil do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá; Docente e Coordenador do Curso de Mestrado em Ciências Jurídicas do CESUMAR; Doutor em Direito pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Direito pela UEL - Universidade Estadual de Londrina; Consultor científico ad hoc da UEL e UEM - Universidade Estadual de Maringá; Advogado na Comarca de Maringá-PR.

Downloads

Publicado

2007-10-17

Como Citar

Motta, L. A., & Oliveira, J. S. de. (2007). Direito da personalidade e dano moral nas relações familiares. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, 7(1), 217–240. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/524

Edição

Seção

Doutrinas