Da Coisa Julgada nas Ações de Alimentos
Palavras-chave:
Coisa julgada, Ação, Alimentos, Res judicata, action, alimonies, Cosa juzgada, Acción
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar a ocorrência ou não de coisa julgada, após um breve estudo sobre a questão nas sentenças transitadas em julgado que apreciam pedidos de alimentos. Utilizou-se o método de pesquisa lógico-dedutivo, com investigação na doutrina e na jurisprudência pátria e alienígena. Inferiu-se que, efetivamente, as sentenças prolatadas nestas ações têm, sim, a imunização dos seus efeitos acobertada pela coisa julgada e, desta forma, não podem ser renovadas sem que haja modificação na causa de pedir que ensejou o julgamento.
Publicado
2008-01-02
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.