Função Social nos Contratos de Saúde Sob o Prisma dos Direitos da Personalidade

Autores

  • Christiane Singh Bezerra Cesumar
  • Wanderlei de Paula Barreto Cesumar

Palavras-chave:

Contratos, Personalidade, Função social, Planos de saúde, Contracts, Personality, Social function, Health care plans, Contractos, Personalidad, Función social, Planes de salud.

Resumo

A teoria dos contratos no Direito contemporâneo é alvo de uma acentuada transformação, onde conceitos tradicionais dão espaço a novos preceitos que visam especialmente à observância de princípios como boa-fé, dignidade e função social, sempre com vista aos direitos da personalidade. Interpretar tais princípios, notadamente em relação aos contratos de planos de saúde, requer uma releitura da teoria geral dos contratos. Com vistas especialmente a constitucionalização do direito e a busca do equilíbrio contratual, resguardando a função social, não apenas em relação ao beneficiário, mas também à operadora, que desempenha um importante papel no equilíbrio econômico da sociedade.

Biografia do Autor

Christiane Singh Bezerra, Cesumar

Docente do Curso Preparatório para Exame de Ordem no Curso Aprovação em Maringá e Paranavaí – PR; Mestranda em Ciências Jurídicas no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Advogada.

Wanderlei de Paula Barreto, Cesumar

Pós Doutor em Direito Civil pela Universidade Heidelbert e Max Plank Institut, Alemanha; Doutor em Direito Civil pela Universidade Ebrhard-Karls, Alemanha; Docente do curso de Mestrado em Direito e coordenador do Grupo de Pesquisa de Direitos da Personalidade do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.

Downloads

Publicado

2008-01-02

Como Citar

Bezerra, C. S., & Barreto, W. de P. (2008). Função Social nos Contratos de Saúde Sob o Prisma dos Direitos da Personalidade. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, 7(2), 567–577. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/585

Edição

Seção

Doutrinas