A Eugenia Social e os Direitos da Personalidade: Uma Leitura no Campo da Loucura

Palavras-chave: Direitos humanos, Responsabilidade jurídica e social, Saúde mental

Resumo

O presente trabalho teve como intenção identificar o cumprimento da lei em benefício da pessoa que sofre com transtorno mental e ressaltar os direitos fundamentais da pessoa humana, abordando desta forma, a responsabilidade jurídica e social. Foi realizada uma revisão bibliográfica da reforma psiquiátrica que buscou, sobretudo, humanizar o atendimento de pessoas com tais transtornos, e ainda, esquadrinhar dentro do direito, leis de referência que propendem para proteção daqueles que sofrem com os transtornos mentais. Desta forma, buscamos mostrar que a exclusão social da loucura deriva de um caráter higienista cujo resultado leva para produção estética.

Biografia do Autor

Valesca Luzia de Oliveira Passafaro, Universidade Cesumar (UniCesumar)
Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas em Direito pela Universidade Cesumar - UniCesumar, Maringá (PR), Brasil
Dirceu Pereira Siqueira, Universidade Cesumar (UniCesumar)
Pós-doutor em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito Constitucional, pela Instituição Toledo de Ensino (ITE/Bauru). Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Pesquisador Bolsista Produtividade em Pesquisa do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá (PR), Brasil.

Referências

AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho (org). Arquivos Psicossocial. Rio de Janeiro: Gramound, 2005.

AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. Reforma Psiquiátrica e Epistemologia. CAD. Bras. Saúde Mental, v.1 n.1. Jan-abr. 2009. (CD-ROM).

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. Tradução: José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2004.

ARENDT, Hannah. Da Violência. Tradução de Maria Claudia Drummond. Data Publicação Original: 1969/1970. 2014.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Inquietações da vida contemporânea e suas formas atuais de organização: uma relação de imanência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BLACK, Edwin. A guerra contra os fracos. Tradução T. Magalhães. São Paulo: A Girafa, 2003.

BRASIL. Constituição Da República Federativa Do Brasil De 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 de set. 2018.

BRASIL. Lei 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 abr. 2001. Seção 1.

BRASIL. Declaração Universal dos direitos Humanos. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/media/decl_d_human.pdf. Acesso em: 05 de set. 2018.

ACERVO DOCUMENTAL. Disponível em: http://www.ccs.saude.gov.br/memória%20da%loucura/mostra/pinel.html. Acesso em: 05 de jul. de 2018.

CARVALHO, Marinho, J. Os Direitos Humanos no Tempo e no Espaço. Brasília: Brasília Jurídica, 1999.

FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 1997.

FREUD, S. O Inquietante. In: Obras Completas de Sigmund (Paulo Cesar Souza, Trad. vol. 14) São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (Originalmente publicado em 1919).

GALTON, F. Herencia y eugenesia. Tradução, introdução e notas R. A. Peález. Madrid: Alianza Editorial, 1988.

IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. Tradução João de V. [s.l.; s.n.], 2002.

EBC. JORNAL DE NOTÍCIA. Saúde mental: transtornos atingem cerca de 23 milhões de brasileiros. Allan Walbert, 2018. Disponível em: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2013/05/saude-mental-em-numeros-cerca-de-23-milhoes-de-brasileiros-passam-por. Acesso em: 10 de jul. 2018.

JORNAL DE NOTICIA. G1. Globo. Hospital psiquiátrico Vera Cruz em Sorocaba é oficialmente desativado. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/hospital-psiquiatrico-vera-cruz-em-sorocaba-e-oficialmente. Acesso em: 10 de jul. 2018.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Reforma Psiquiátrica e Política de Saúde Mental no Brasil: Conferencia Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. Brasília: 2005.

PINHEIRO, Carla. Psicologia Jurídica. São Paulo: Saraiva 2013.

RESENDE, Heitor. Política de saúde mental no Brasil: uma visão da história. [s.l.]: Em S. Tundis & N. Costa, 1994.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1998.

SEIXAS, Raul; AZEREDO, Claudio Roberto (Compositores). Maluco Beleza. In: O dia em que a Terra parou (LP). Raul Seixas. Rio de Janeiro: WEA Warner Bros (6704094-B), 1977.

Publicado
2020-04-30
Seção
Doutrinas